O que aconteceu em 2013 no Brasil e no mundo?

Janeiro

O ano de 2013 começou com uma tragédia no Rio Grande do Sul. No dia 27 de janeiro, 242 pessoas morreram no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, deixando mais 116 pessoas feridas. O incêndio teria iniciado com o acendimento de um sinalizador flamejante. Esta foi considerada a segunda maior tragédia provocada por incêndio no Brasil.

Fevereiro

Na manhã do dia 11 de fevereiro o Papa Bento XVI despertou o mundo com a notícia de sua renúncia. A renúncia de um Papa não acontecia desde 1415, pelo Papa Gregório XII. De acordo com o pontífice, o maior motivo foi a sua saúde fragilizada.

Março

No dia 5 desse mês morre o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aos 58 anos de idade, em decorrência de um câncer na região pélvica e de uma infecção respiratória aguda. Seu mandato durou de 1999 a 2013.

Abril

Entrou em vigor neste mês a PEC das domésticas, que regulamenta o trabalho das empregadas domésticas no Brasil. Os principais direitos a elas garantidos são: jornada de trabalho de 44 horas semanais, sendo oito horas diárias, pagamento de horas extras e registro em carteira.

Maio

A famosa atriz Angelina Jolie faz dupla mastectomia (retirada das mamas) para prevenir um possível câncer de mama. Segundo ela, a probabilidade de desenvolver a doença era de 87% devido a históricos familiares, como o de sua mãe que lutou 10 anos contra o câncer e veio a falecer.

Junho

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude teve o Rio de Janeiro como sede. O local havia sido escolhido pelo Papa Bento XVI. Nesta ocasião, o Brasil recebeu fiéis católicos de várias partes do mundo. Este evento também foi a primeira viagem internacional do novo Papa Francisco, que é Argentino.

Julho

“O gigante acordou”. Assim foram nomeadas as diversas manifestações em todo o Brasil. O movimento, que foi iniciado em junho, também se estendeu até julho e ainda se vê resquícios até hoje. A motivação principal foi o aumento dos preços das passagens de transporte público. Porém, conforme o movimento foi aumentando, novas demandas surgiram como a corrupção, educação e saúde.

Agosto

Para encerrar Agosto, a Câmara de Deputados manteve o mandato do Deputado Federal Natal Donadon, que fora condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelo desvio de 8,4 milhões de reais da Assembleia Legislativa de Rondônia. Essa decisão causou revolta nacional e o nome de Donadon foi um dos mais mencionados nas redes sociais.

Setembro

Os noticiários de todo o mundo se voltaram para a Síria. Onde existe uma guerra decretada há dois anos e 100 mil pessoas já foram dizimadas, além da enorme quantidade de feridos. De um lado dessa batalha estão os Estados Unidos e seus aliados e de outro está a Síria e países que a apóiam.

Outubro

O movimento Outubro Rosa começou em 1990, em Nova York, para promover a divulgação e prevenção ao câncer de mama. Desde então, diversos lugares também fazem campanhas sobre a doença. No Brasil, várias manifestações puderam ser vistas, desde propagandas, pontos de atendimentos para realização de exames, prioridade no atendimento de mulheres com câncer de mama e a iluminação da cor rosa em vários monumentos famosos.

Comments are closed.